SEPARE O QUE É PROVA E O QUE NAO É PROVA
POR: BRUNO ROCHA
"E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo. E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: SENHOR, salva-nos! que perecemos. E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança."
Mateus 8:24-26
INTRODUÇÃO
Às vezes cometemos o erro de nos acomodarmos por achar que todas as aflições que nos sobreveem são situações que Deus nos permitiu passar, e por isso as aceitamos e entendemos que estamos sendo provados. Não é bem assim...
DESENVOLVIMENTO
No texto que lemos vemos que uma grande tempestade se levantou. Vemos alguns aspectos interessantes:
*a) A tempestade fez com que o barco fôsse coberto pelas ondas*
É uma verdade aquilo que sempre ouvimos: O Senhor não nos prova além do que suportamos. As provas que Ele nos dá não são para destruir nossa fé, não são para que o barco (a Obra nas nossas vidas) seja coberto (a Obra sendo inibida, esquecida, apagada) pelas ondas (as aflições da vida).
*b) Ele, porém, estava dormindo*
Aquilo tudo aconteceu, porque Jesus estava dormindo. Nosso relacionamento com o Senhor não pode dormir na hora da tempestade. Nosso hábito de ouvir a voz do Senhor não pode dormir.
*c) Aproximando-se o despertaram dizendo: "SALVA-NOS porque perecemos!"*
É para isso que Deus prova o homem? Para ele perecer? JAMAIS! Isso não é prova. É descuido. Investida. É o resultado da dormência espiritual, da falta de despertamento.
*Abraão pereceu ao saber que deveria subir ao monte com Isaque?*
_"E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós."_
Gênesis 22:5
*Jó pereceu quando perdeu tudo que tinha?*
_"Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou."_
Jó 1:20
*Os amigos de Daniel pereceram ao serem jogados na fornalha de fogo?*
_"Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei."_
Daniel 3:17
*CONCLUSÃO*
*d) Ele se levantou..repreendeu...*
Quando nosso relacionamento com Deus se levanta, as aflições são repreendidas. Quando a obediência se levanta, o mal é repreendido. Quando o altar a Deus é restaurado, as derrotas e o medo são repreendidos. Repreendeu porque não era Dele. Porque a fé que vem da Eternidade nos faz enxergar quando estamos sendo provados, quando vem de Deus as lutas. Faltou neles fé para discernir as coisas.
Precisamos separar o que é prova (dada e permitida por Deus para que nossa fé cresça e amadureça) e o que não é (resultado de um caminho trilhado fora dos caminhos do Senhor).
O desejo do Senhor é que você siga em bonança. Independente das circunstâcias, queremos andar com Ele, fiéis a Ele, que nosso relacionamento com Ele esteja sempre acordado para que essa bonança que é a paz e a alegria da Salvação nos sustente ainda que estejamos numa grande tempestade.
A SUA LUTA? É PROVA OU NÃO É PROVA?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
MARCADORES
Clamor pelo Sangue de Jesus
(1)
Daniel Santos
(3)
Estudos Bíblicos
(1)
Evangelização
(1)
Josenilson Félix
(1)
Marcelo Lyrio
(1)
Nildo Oliveira
(4)
Obreiros
(1)
ovelhas
(1)
Palavra revelada
(6)
pastor
(1)
Salvação
(1)
senhoras
(1)
sugestões de mensagens
(1)
WATCHMAN NEE
(2)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nos reservamos no direito de publicar apenas os comentários relacionados com os temas em questão. O objetivo de cada postagem é o aprendizado bíblico.