JESUS - A FIEL E VERDADEIRA TESTEMUNHA



JESUS - A FIEL E VERDADEIRA TESTEMUNHA

" Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade?... " João 18:37 e 38a


Naquela época, muito se discutia sobre o que era a verdade, entre os filósofos e epicureus. Pensava-se que a alma se compunha de átomos que se dissolviam por ocasião da morte do corpo, assim como água se derrama dum jarro que se quebra, e viviam a ideia de “comamos e bebamos, pois amanhã morreremos”, negava a esperança da ressurreição vivida pela Igreja.

Neste contexto histórico, estava Pilatos, envolvido por esse tempo, e conhecedor destes conceitos. Ele então encontra com Jesus.

DESENVOLVIMENTO
O homem vive num mesmo contexto hoje, cheio de conceitos e conhecimentos (política, filosofia, história, religião), e em tudo o que ele quer é saber o que é a verdade.

O conhecimento de Pilatos sobre Jesus é o mesmo do homem hoje
Pilatos queria saber que reino era o reino de Jesus. O homem que vai ao culto, em algum momento da sua vida ele já ouviu falar da bíblia (do reino).

A pergunta de Pilatos é a indagação do homem sobre Jesus, e tudo que o homem sabe sobre Jesus é um conhecimento histórico. O homem não tem a verdade da Palavra, ele só tem os seus conhecimentos.

"...tu dizes que sou rei..."
Jesus mostra a Pilatos que aquele era o seu conhecimento (filosófico), e que não levaria a ter Salvação.

Duas diferenças:

1. Tu o dizes: Experiência que não transforma, não leva o homem ao conhecimento da Verdade. Conhecimento do homem com conhecimentos filosóficos e teológicos;

2. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz: Experiência que transforma, leva o homem ao conhecimento da Verdade. A verdade está em ouvir a voz do Senhor.

Jesus: A testemunha fiel e verdadeira:
Jesus não veio ao mundo para trazer Filosofia, conceitos humanos. Ele veio trazer a verdade. Ele foi fiel ao projeto de Salvação.

A Palavra mostra Jesus como a testemunha fiel ao projeto de Salvação, porque Ele é a testemunha do amor de Deus. E verdadeira porque trouxe a verdade do Pai que estava esquecida pelo homem.

CONCLUSÃO
O homem tem a mesma indagação de Pilatos: _"Que é a Verdade?"_ . Ele tem seus conhecimentos de bíblia, de filosofia, seu conhecimento histórico de Jesus, mas ele não tem a verdade. Só Jesus pode testemunhar da verdade. Ele é o Cordeiro de Deus fiel ao projeto de Salvação.

Mas hoje a testemunha fiel e verdadeira está aqui para se revelar a todos quantos queiram conhecer a Verdade que liberta e traz Salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos reservamos no direito de publicar apenas os comentários relacionados com os temas em questão. O objetivo de cada postagem é o aprendizado bíblico.