A REFORMA PROTESTANTE DO SÉCULO XVI

A Reforma Religiosa do Século XVI (16), comemorado nos meios evangélicos no mês de outubro, quando Martinho Lutero afixou as 95 teses em discordância com a Igreja Romana, na catedral de Wittemberg, na Alemanha, em 31 de outubro de 1517. Delas foram extraídos Quatro Princípios Básicos da Reforma Religiosa, que são:

OS 4 PRINCÍPIOS BÁSICOS DA REFORMA RELIGIOSA NO SÉCULO XVI

1º - Supremacia da Fé sobre as obras

Efésios 2:8-9

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;"

Comentário:

A salvação é o grande presente de Deus para a vida do homem. Está benção que alcançamos da parte do Senhor não se deu por merecimento nosso( Obras), mas foi resultado do seu grande amor por nós. É fruto da graça salvadora que nos foi revelada em Jesus.
                     
O justo viverá pela fé

2º - O sacerdócio universal do crente

1ª Pedro 2:5 e 9
"Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdòcio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo."
"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;"

Comentário:

Portanto esse sacerdócio do crente consiste no direto do homem ir diretamente a Deus, através do  Senhor Jesus Cristo. Mas a grande maravilha do sacerdócio do crente é que Jesus aquele que em cujo nome podemos chegar a presença do Pai, Ele nos dá esse acesso ao Pai; pois o nome do Senhor Jesus é o nome que está à disposição de todos onde quer que estejam, basta fechar os olhos, abrir seu coração e orar ao Pai em nome de Jesus, que Ele estará sempre a disposição para atender a oração do necessitado e levá-lo à presença do Pai.



3º - Jesus Cristo, o único Mediador

1ª Timóteo 2:5

"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem."

Comentário:

A salvação é um plano de Deus para levar o homem de volta para a vida eterna. Somente até do Senhor Jesus podemos entrar com ousadia, na presença de Deus, pelo o Sangue de Jesus. Quando clamamos pelo o sangue de Jesus, temos livre acesso à presença do Deus Vivo.

4º - O livre exame das escrituras (João 5:39) Supremacia da Bíblia sobre a tradição (Mateus 15:1-10)

(João 5:39) "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;"

Mateus 15:1-10


1 Então chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo:
2 Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão.
3 Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?
4 Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá.
5 Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe,
6 E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.
7 Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo:
8 Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.
9 Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.
10 E, chamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi, e entendei:

Comentário:

A palavra de Deus é um projeto completo e perfeito. É esse projeto de redenção que Deus revela o seu grande amor pelo homem, porque traz da eternidade aquele que estava presente na criação (O Senhor Jesus nosso salvador), para resgatar o homem de seus pecados.

Conclusão:

Martinho Lutero pagou o preço ao ser excomungado da igreja romana e ao viver constantemente em perigo de vida, ameaçado pelo o Papa e pelos seus oficiais. Mas viveu assim de bom grado, porque desejava que as escrituras viessem à luz para o povo poder conhecer a verdade. Assim, Lutero deu origem à Reforma Protestante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos reservamos no direito de publicar apenas os comentários relacionados com os temas em questão. O objetivo de cada postagem é o aprendizado bíblico.