CONSULTA À PALAVRA

- O que é consultar à palavra ?
            É uma das maneiras pela qual Deus pode falar conosco e nos orientar.
- O povo de Deus da velha aliança (Israel) sempre consultou ao Senhor
            (Embora os meios empregados na consulta fossem variados)
            Por urim tumim              - Num. 27:21
            Por meios de anjos                     - Gn 18:1-21
            Por meios de Profetas               - I Sm 9:09
            Por meio do dom de ciência   - Gn 28:12
            Diretamente pela palavra profética: Deus falava com Moisés boca à boca - Nm 12:08
- Os homens do passado que andavam mediante a consulta à palavra:
            Abraão         Gn 18:23-32
            Moisés                     Ex 18:15-16
            Saul               Porem quando entrou em desobediência Deus não o respondia mais.                                      (I Sm28:06.)
            Davi              I Sm 23:02
            Josafa                       I Reis 22:5-7
            Josias                        II Reis 22:13
            Ezequias      II Reis 19:4-7
- O que devemos consultar ao Senhor ?
            Dons espirituais.
            Decisões que envolvem a obra do Senhor.
            Decisões sobre a vida do servos.
- A Consulta à palavra é para os obedientes, para os que querem andar no espírito, na luz, de acordo com a revelação.
- “Havendo Deus outrora falado..., nestes últimos dias nos falou pelo seu filho” (Heb. 1:1,2)
- A consulta à palavra é para o que crê, não para os incrédulos. É preciso que façamos com fé, com reverência e com um coração sincero, temos que nos cientificar de que quando abrimos a Bíblia é o Senhor que nos está falando através de sua palavra.
- A consulta à palavra é coisa muito séria.
- Requisitos para a consulta à palavra:
            Comunhão através do clamor pelo sangue de Jesus (I João 1:07)
            Submissão ou obediência à orientação (I Sm 15:22)
            Fé (Hebreus 11:06)
            A apresentação correta do assunto.
                        É preciso que a pessoa ao clamar antes de abrir a palavra faça com clareza e objetividade a apresentação do pedido e/ou um assunto de cada vez. A falta de cuidado na apresentação do assunto, muitas vezes traz dificuldade no discernimento, da resposta que vem através dos textos lido.
- É bom evitar que a Bíblia usada para consultar esteja marcada (com objetos, papéis etc...)
- Usar exclusivamente a palavra do Senhor (Bíblia completa) - Não usar folhetos, coletâneas porções bíblicas e outros livretos.
- É mediante a consulta à palavra, pode-se saber se a manifestação é do Espírito ou da carne ou até do inimigo.
- A consulta à palavra constitui um meio de graça, ela é para o servo uma forma segura de saber sempre a vontade do senhor em relação as deliberações a serem por ele tomadas, evitando que ele incorra em algum erro ou caia em alguma cilada. Evitando dano à sua vida Espiritual ou a Obra do Espírito

            Josué foi enganado pelo inimigo (O rei dos hebreu, gibeonita), porque não consultou ao Senhor. Josué 9:14-22


Consulta a Palavra (Precipitada)

“E levantaram-se os filhos de Israel, e subiram a Betel; e consultaram a Deus, dizendo: Quem dentre nós subirá primeiro a pelejar contra Benjamim? E disse o SENHOR: Judá subirá primeiro. Levantaram-se, pois, os filhos de Israel pela manhã, e acamparam-se contra Gibeá. E os homens de Israel saíram à peleja contra Benjamim; e os homens de Israel ordenaram a batalha contra eles, ao pé de Gibeá. Então os filhos de Benjamim saíram de Gibeá, e derrubaram por terra, naquele dia, vinte e dois mil homens de Israel.” Juízes 20:18-21

“Portanto fala com eles, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Qualquer homem da casa de Israel, que levantar os seus ídolos no seu coração, e puser o tropeço da sua maldade diante da sua face, e vier ao profeta, eu, o SENHOR, vindo ele, lhe responderei conforme a multidão dos seus ídolos” Ezequiel 14: 4
HAIDEE
1 -        Introdução
Os benjaminitas haviam abusado da mulher de um levita, causando-lhe a morte. Os homens de Israel ficaram indignados com o acontecido, e planejaram uma vingança contra os da tribo de Benjamim.
2 -        O Erro
Israel se ajuntou para o ataque, e consultou o Senhor sobre qual das tribos deveria atacar primeiro, e o Senhor disse que Judá atacaria. Após a batalha, os da tribo de Judá foram derrotados pelos benjaminitas e perderam 22 mil homens. Por que isso aconteceu, se foi o Senhor quem autorizou o ataque feito por Judá? É que, quando eles consultaram ao Senhor, já havia em seu coração a predisposição para fazer sua própria vontade. Já havia um propósito determinado, e a consulta ao Senhor foi somente para desencargo de consciência. A Palavra diz que quando consultamos ao Senhor com ídolo no coração, que é a vontade própria, predisposição em fazer aquilo que se está consultando, o Senhor responde conforme o ídolo (Ezequiel 14: 4).
3 -        Novo Erro
Após a derrota, o povo de Judá tornou a se esforçar e todos choraram perante o Senhor, mas não de arrependimento e sim pelo fracasso obtido. Eles não perceberam seu erro, e consultaram ao Senhor novamente com ídolo no coração. Depois da segunda batalha, nova derrota foi alcançada, com um saldo de 18 mil mortos da tribo de Judá.
4 -        Certo
Foi a partir daí que o povo percebeu que estava fazendo algo errado. Então subiram e vieram a Betel, derramaram suas lágrimas diante do Senhor, jejuaram e ofereceram holocaustos e ofertas pacíficas. Através da consagração de suas vidas, da humilhação e da confiança na providência do Senhor demonstrados por eles, e após o despojamento dos ídolos dos seus corações, o Senhor se tornou propício e os orientou detalhadamente sobre como deveriam agir. Após isso a vitória contra os benjaminitas foi completa.
5 -        Conclusão
Às vezes consultamos ao Senhor, apenas para desencargo de consciência, mas o que queremos mesmo é fazer o que está no nosso coração. Nestes casos não há dependência do Senhor, nem desejo de fazer sua vontade, e por isso as coisas saem errado e nós somos derrotados. Nós precisamos aprender a lição da confiança e dependência do Senhor, pois só Ele sabe o que é melhor para nós e só Ele vê aquilo que está adiante, no futuro. Às vezes aquilo que está diante de nós parece ser vantajoso, mas Deus sabe com precisão a realidade das coisas. Deus tem um projeto para cada um de nós, e nós só vamos conhecê-lo e vivê-lo, se consultarmos ao Senhor em todas as decisões que tivermos que tomar na nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos reservamos no direito de publicar apenas os comentários relacionados com os temas em questão. O objetivo de cada postagem é o aprendizado bíblico.