O ENCONTRO COM BOAZ




"O Senhor galardoe o teu feito: e seja cumprido o teu galardão do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar. ”* Rt 2:12

O objetivo* dessa aula é mostrar que a decisão de Rute de ir para Belém com sua sogra Noemi a levou a um encontro com Boaz (tipo do Senhor Jesus).

Introdução
Quando Rute escolheu ir para Belém com sua sogra, ela também escolheu servir ao Deus de Noemi. Estava diante dela uma nova vida, um novo começo.
Veremos nessa aula o que aconteceu de maravilhoso na vida de Rute e os frutos da sua boa escolha.

*Desenvolvimento
Na aula passada vimos que Rute foi para Belém com sua sogra. Vocês se lembram? Estando lá, ela foi buscar alimento, colhendo espigas no campo.
Naquela época, em Israel, quando era feita uma colheita, os trabalhadores não colhiam as espigas das beiradas da lavoura e aquelas que caíssem no chão. Elas seriam para os pobres e para os estrangeiros. Estrangeiros eram aqueles que vinham de outra terra, que não pertencia aos judeus. Como Rute, que vinha da terra de Moabe.
Isto era uma ordem do Senhor, que é Deus de amor e misericórdia. *(Lv 23:22)*

O dono do campo onde Rute estava colhendo espigas era Boaz. Ele percebeu que havia alguém diferente em seu campo e procurou saber quem era aquela moça.
Os segadores (homens que trabalhavam no campo) deram um bom testemunho dela dizendo: Esta moça é nora de Noemi, que voltou dos campos de Moabe. Ela está trabalhando desde a manhã até agora. Vejam só: Rute precisava buscar alimento e não teve preguiça de ir ao campo.
Também não podemos ter preguiça de buscar nosso alimento espiritual, pois o Senhor sempre nos sustenta e nos dá mais do que aquilo que fomos buscar. Essa nossa atitude é um bom testemunho e mostra que sempre estamos dispostos ao trabalho na Obra de Deus.
Boaz foi ao encontro de Rute. A partir desse encontro, muitas bênçãos aconteceram na vida dela. Vamos ver como isto aconteceu?
Boaz deu conselhos maravilhosos para Rute. O primeiro conselho foi que Rute não fosse colher em outro campo e que ela não passasse os limites do seu campo *(Rt 2:8).*

 O campo de Boaz nos fala do lugar onde estamos protegidos pelo Senhor Jesus. É neste campo que encontramos o alimento, a segurança e a Sua benção.
Como entramos neste campo? Entramos neste campo quando estamos em comunhão na igreja frequentamos a Escola Bíblica Dominical, quando vivemos uma vida de oração e santificação.
O Senhor Jesus também deseja que fiquemos sempre na Sua presença. Não precisamos buscar alimento para os nossos corações em nenhum outro lugar. Ele é o nosso sustento. Como Rute, não devemos ir colher em outro campo.
Boaz também pediu que Rute não ultrapassasse os limites do campo.

 Mas o que é isso?* Muitas vezes pensamos assim: “Não tem problema eu fazer isso. Ninguém está vendo. Tem muita gente que faz. Deus não vai se importar.” Ao agir assim, estamos ultrapassando os limites do Senhor. Não podemos servir ao Senhor e ao mundo. Devemos ser definidos em servir ao Senhor.

Boaz deu outro conselho maravilhoso para Rute:* “Os teus olhos estarão atentos no campo que segarem.” Rute deveria estar atenta em todo o tempo, sem desviar seus olhos daquele trabalho. E nós, como Rute, devemos ter os nossos olhos firmados em Jesus, no trabalho da Sua Obra. Devemos ter compromisso com as coisas do Senhor.
Nesse bom encontro, Boaz também diz a Rute que ela estaria segura colhendo no seu campo. Se ela tivesse sede, poderia beber água dos seus vasos (Rt 2:9).

 Que maravilha! É assim também que o Senhor Jesus cuida das nossas vidas. N’Ele estamos seguros e temos a água da vida à nossa disposição. A água já estava ali, pronta para ser bebida por Rute. Sem ela ter dito nada, Boaz ofereceu tudo que precisava, pois ele conhecia as suas necessidades.
Quando vamos ao encontro do Senhor Jesus, também é assim: Ele conhece o nosso coração e sabe de todas as nossas necessidades. Nesse encontro recebemos sempre uma palavra que vem para saciar a nossa sede e a de todos aqueles que buscam ao Senhor.
Vocês acham que acabaram as bênçãos que Rute recebeu na presença de Boaz? Não! Tiveram mais bênçãos que vou contar para vocês. Boaz sabia do testemunho de Rute e disse a ela: “O Senhor galardoe o teu feito: e seja cumprido o teu galardão do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar.”Rt 2:12

*Vocês sabem o que é galardão?* É uma recompensa, um prêmio do Senhor para nossas vidas. Ela achou graça aos olhos de Boaz. Assim, a igreja também se maravilha em achar graça, aos olhos de Jesus, mesmo que não mereçamos. Isso é maravilhoso e nos faz estar aos pés do nosso Salvador, em adoração, todos os dias.
Boaz ainda convidou Rute para comer em sua mesa e deu pão molhado no vinho. Que maravilha! Jesus morreu na cruz, dando o Seu corpo, que simboliza o pão, e o Seu sangue, que simboliza o vinho, para que pudéssemos ser salvos e alcançássemos vida eterna.
Depois do encontro com Boaz, ela voltou para casa levando alimento para Noemi, sua sogra (Rt 2:18).

Quando encontramos com o Senhor Jesus, somos abençoados e ficamos felizes, desejando que todos ao nosso redor também se alimentem D’Ele.
Esta bênção se estende também aos nossos familiares, amigos, vizinhos e todos os que conhecemos. Glórias a Jesus!
A história não acaba por aqui, pois mais bênçãos vieram para Rute a partir desse encontro, mas isso nós veremos na próxima aula.

Conclusão

Então, o que aprendemos com esse encontro maravilhoso de Rute e Boaz? Quando fazemos uma boa escolha recebemos muitas bênçãos.
A nossa melhor escolha é estarmos perto do Senhor Jesus todos os dias, com o coração cheio de gratidão, nos alimentando da Sua palavra e ouvindo a Sua voz. Assim, teremos sempre um bom testemunho e acharemos graça aos olhos do Senhor, que nos trata de forma tão amorosa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos reservamos no direito de publicar apenas os comentários relacionados com os temas em questão. O objetivo de cada postagem é o aprendizado bíblico.