CULTO DE SENHORAS - 30/01/2019 - TEMPO DE RECONSTRUÇÃO

CULTO DE SENHORAS - 30/01/2019 - TEMPO DE RECONSTRUÇÃO

“E sucedeu que desde aquele dia metade dos meus moços trabalhava na obra, e a outra metade deles tinha as lanças, os escudos, os arcos, e as couraças; e os chefes estavam por detrás de toda a casa de Judá. Os que edificavam o muro, os que traziam as cargas e os que carregavam, cada um com uma das mãos fazia a obra e na outra tinha as armas.” Ne 4:16-17

Atividade para o Culto de Senhoras:
Lendo o texto de Neemias 4:10-20, quais foram as armas de Neemias? RESPOSTA: “E sucedeu que desde aquele dia metade dos meus moços trabalhava na obra, e a outra metade deles tinha as lanças, os escudos, os arcos, e as couraças; e os chefes estavam por detrás de toda a casa de Judá.” Ne 4:16

Introdução
O tema do ensino do Senhor para nós é “Tempo de Reconstrução”. Já vimos que a cidade de Jerusalém estava com muros e portas destruídos, mas o Senhor levantou um servo, Neemias, para realizar a grande obra de reconstrução.
Jerusalém representa nossa vida espiritual. Vivemos o “momento do breve”. Nesta última hora o Senhor nos desperta: é tempo de reconstrução. É tempo de reconstruir os valores que Ele tem nos ensinado. É tempo de edificar os muros e portas do nosso coração, da nossa mente, para que o inimigo não tome nossa coroa: a salvação.

Desenvolvimento
Neemias começou aquela grande obra de reconstrução, mas haviam inimigos que queriam que os muros permanecessem caídos. Eles não queriam o bem de Jerusalém (Ne 2:10). Neemias sabia disso, por isso perseverou na reconstrução dos muros e portas. E hoje também é assim. Sempre houve e haverá oposição para que a Obra de Deus seja preservada em nossas vidas.
Os muros e portas nos falam de defesa e separação do pecado. Só vivendo uma vida de santificação é que teremos nossas mentes e corações protegidos.
Diante da oposição, Neemias preparou o povo para a guerra. O texto que lemos nos fala que, os que realizavam a obra, trabalhavam com uma mão e com a outra carregavam suas armas. Eles usavam lanças, escudos, arcos e couraças. Estas armas representam as armas espirituais, os recursos que o Senhor coloca em nossas mãos para nos defendermos dos que são contrários à reconstrução da nossa vida espiritual.
A guerra não seria vencida com uma arma só. Seriam usadas várias armas. Uma das armas utilizadas por Neemias foi a lança. A lança é uma arma de ataque usada nas batalhas. A sua principal função era atingir o inimigo antes que ele se aproximasse, antes que houvesse uma luta corporal. A lança representa a Palavra Revelada, que atinge e derrota toda opressão no coração e na mente das pessoas. Nós não precisamos agir, a palavra do Senhor é quem opera todas as coisas.
Precisamos manejar (conhecer e praticar) bem a Palavra de Deus para vencermos os inimigos que se levantam contra nós e para evangelizarmos as almas perdidas. Só através do Espírito Santo é que a palavra de Deus vai atingir mentes e corações contaminados com o pecado e com ensinos malignos deste mundo. “Enviou a sua palavra, e os sarou; e os livrou da sua destruição.” Sl 107:20
Outra arma utilizada foi o escudo. O escudo era usado para defesa e proteção do corpo. Nos fala da fé que vem de Deus. “Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.” Ef 6:16. A fé mantém a igreja viva. Sem fé é impossível agradar a Deus.
Num momento em que as pessoas deixaram a fé morrer em seus corações, deixando de crer nos dons espirituais, na Palavra de Deus, no poder de Deus, há um remanescente fiel. Há um povo que vive por fé. Há servos e servas que creem que este mundo não é nosso lugar, que creem que Deus é poderoso para salvar seus maridos, suas esposas, seus filhos, que Ele pode todas as coisas. Vamos crer que Deus cumpre Suas promessas nas nossas vidas. Se Deus te prometeu, Ele é poderoso para cumprir. “Mas o justo viverá pela fé.” Rm 1:17b
Neemias também usou o arco. O arco era uma arma usada para atingir o inimigo que estava distante, pois as flechas eram remetidas a grandes distâncias. Essa arma representa a oração. Muitas vezes as lutas pelas quais estamos passando são muito maiores do que nós. Mas a oração vai aonde nós não podemos ir.
A oração com fé move o trono de Deus em favor dos Seus servos. Neemias orou e Deus moveu o coração do rei Artaxerxes para permitir que ele fosse até Jerusalém com tudo que ele precisava para reerguer os muros e portas. Se orarmos com fé, Deus vai mover céus e terra em nosso favor. O segredo da vitória é uma vida de fé e oração.
Quanto mais o arco é envergado, mais longe a flecha voa. Quanto mais reconhecemos que somos pó, que somos servos devedores, mais o Senhor se agrada de nós. “Ele atenderá à oração do desamparado, e não desprezará a sua oração.” Sl 102:17
Neemias também usou a couraça, que era uma arma de defesa. A couraça protegia o coração. Utilizar a couraça é estar firmado na doutrina. O que firma o servo no momento das grandes investidas que vêm contra ele é a doutrina que o Senhor Jesus ensinou aos apóstolos. “Estai, pois, firmes... e vestida a couraça da justiça;” Ef 6:14

*Conclusão*
Para que os muros sejam reconstruídos na nossa vida espiritual não basta apenas conhecermos as armas, é necessário o uso constante delas.
O inimigo das nossas vidas se levanta em todo o tempo para tentar nos impedir de realizarmos a Obra de Deus, de evangelizarmos, de falarmos do amor de Deus para as pessoas, para nos impedir de servirmos a Deus. Vamos ser vigilantes, fazendo uso das armas espirituais e prosseguir servindo ao Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos reservamos no direito de publicar apenas os comentários relacionados com os temas em questão. O objetivo de cada postagem é o aprendizado bíblico.