A PRENDER DO SENHOR

 
Jó 36:22 “Deus é excelso em seu poder; quem ensina como ele?”


Introdução
Nós encontraremos na bíblia inúmeras expressões usadas para se referir a Deus como: o Deus todo Poderoso, Senhor dos Exércitos, o Deus Onipotente, Onisciente, Onipresente, o Altíssimo; expressões que se propõe realçar e reiterar as virtudes e características inerentes ao Deus Criador. Eliú “inspirado pelo Espírito Santo usou a expressão: excelso em seu poder” para se referir a Deus.

Desenvolvimento
Eis que Deus – Eliú procurou falar acerca de Deus. A sua preocupação não estava voltada para  falar acerca de homens, quer fossem notáveis ou não. Portanto o seu objetivo não era relatar os feitos humanos com a sua glória efêmera e fugaz, mas falar daquele que o criou para o louvor do seu nome, falar acerca de um Deus que lhe deu a vida. Vivemos a mesma experiência, pois falamos do Senhor que nos salvou, exaltamos o Deus que nos amou primeiro, que em Jesus nos deu a vida eterna.

Excelso - a palavra “excelso” significa: elevado, sublime, majestoso. O nosso Deus é aquele que está acima de tudo e todos, pois ele é Senhor dos Senhores e Reis dos Reis. Conhecemos e servimos a um Deus que é excelso, que nutre pelo homem um amor incomparável e que tem cuidado de cada um de nós com toda a singeleza. Ele é excelso, pois os seus valores são os mais elevados, visto que são eternos. Isaías 55:8-9 “porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os meus caminhos os vossos caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos que os vossos caminhos...”. Nós somos indignos para estarmos diante dele, somos falhos e imperfeitos, todavia  o Senhor tem atentado para a nossa alma e se compadecido de nós. Na sociedade atual, quanto mais elevada socialmente, economicamente e culturalmente é uma pessoa, menos elevada em sua maioria esta o é ou será em relação ao seu semelhante. Pois, Estes não conseguem olhar horizontalmente; mas o nosso Deus é o único capaz de olhar para o homem sem fazer nenhum tipo de acepção: na criação Gn 1:26 a expressão usada pelo Pai foi “façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”, ou seja, Deus sempre valorizou e dignificou o homem. Por isso, “Eliú enfatizou que ‘Deus é excelso em seu poder”.
Excelso em seu poder – o nosso Deus é poderoso para nos abençoar e suprir as nossas necessidades. A cada dia experimentamos a bondade de um Deus que nos ama e com o seu poder nos sustenta na caminhada. Quando estamos fracos ele nos fortalece, quando tristes e abatidos, ele nos consola.
Quem ensina como ele? – todos nós tivemos muitos mestres que nos ensinaram muitas disciplinas como: álgebra, geometria, matemática, português, geografia, história, física, química, entre outras. Estes ensinos tiveram e tem a sua importância para as nossas vidas, nos ajudando na escolha e exercício das nossas profissões. Mas nenhum deles nos ensinou sobre “vida” como o nosso Deus, que nos ensinou acerca da vida eterna em Cristo Jesus. Nenhum dos nossos mestres nos ensinou acerca de eternidade? Acerca da fé? Acerca de santificação? Acerca do Temor do Senhor? Esses ensinamentos para muitos deles, inclusive eram desconhecidos e ainda o são para alguns deles. O nosso Deus é o mestre por excelência, pois os seus ensinos atravessam as épocas e
gerações, mantendo-se atuais, pois os mesmos trazem as respostas que as nossas almas anseiam e que só o Senhor pode respondê-las. No Salmo 90:12 encontramos uma suplica dirigida ao Senhor por Moisés, dizendo: “ ensinar-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios”.


Conclusão
Jó descreve o maior privilégio que pode ser conferido ao homem, que é falar acerca dos feitos do Deus todo Poderoso, não como algo teórico, mas fruto de uma experiência real e profunda com Deus, e ainda poder ser orientado e dirigido pelos seus ensinamentos eternos que asseguram a vida eterna àqueles que atentam para os mesmos e andam no caminho que é o Senhor Jesus.  Num primeiro momento Jó faz uma afirmação: “eis que Deus é excelso em seu poder...”, alguém tem dúvidas do poder do Senhor? Das maravilhas que ele tem operado em nosso favor, embora não mereçamos? Não. No segundo momento, Jó lançar uma pergunta e esta é feita a todos nós hoje através do Espírito Santo “quem ensina como ele?”. Os ensinos que você recebeu até hoje do mundo, onde eles estão te levando? A Vida eterna com Deus ou são apenas para está vida e nada mais? O Senhor quer ensinar a todos, de maneira que venhamos a alcançar a eternidade com Deus. Quanto mais aprendemos com o nosso Deus, mais e mais dos valores eternos abrigamos em nossos corações, nos preparando assim, para o dia do arrebatamento da Igreja fiel.

“Eis que Deus é excelso em seu poder; quem ensina como ele?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos reservamos no direito de publicar apenas os comentários relacionados com os temas em questão. O objetivo de cada postagem é o aprendizado bíblico.