UMA LÂMPADA EM JERUSALÉM

II Rs 15:4
“Por amor de Davi, o Senhor lhe deu uma lâmpada em Jerusalém, levantando seu filho depois dele e confirmando Jerusalém”.
Israel vivia um período muito difícil de sua história, talvez uma das mais tenebrosas épocas, visto que o reino vinha em um declínio rápido e aparentemente irreversível. Voltando um pouco nas páginas das Escrituras, vemos que se iniciou um governo unificado entre as doze tribos de Israel, Davi conseguiu estabelecer a monarquia com capital em Jerusalém e fazer desta capital também o centro de adoração a Deus.
Salomão sucede Davi no trono e estabelece um reino diferente, de paz, sabedoria e acordos comerciais internacionais, os quais tiraram Israel de uma realidade puramente agrícola para se tornar uma forte economia e, com todos os acordos comerciais firmados, estabeleceu também paz na nação. Contudo, Salomão também foi um rei duro, tinha como característica as grandes construções, as duas que mais chamaram a atenção foram o Templo em Jerusalém e sua própria casa, preparada para 700 esposas, 300 concubinas e todos os funcionários necessários para mantê-la, obra esta realizada ao longo de treze anos.
Devido ao número excessivo de construções e recursos que precisavam ser empenhados nestas, Salomão foi o responsável por promover um povo forçado ao trabalho (muitas vezes escravo), com cargas tributárias muito altas e adoradores de deuses estranhos trazidos pelo vasto comércio internacional da época. Começava assim a grande substituição dos valores espirituais pelos comerciais e palpáveis. Vale lembrar que em I Rs 3:14, o Senhor assim advertiu Salomão: “Se andares nos meus caminhos guardando os meus estatutos, e os meus mandamentos, como andou Davi teu pai, também prolongarei teus dias”, era a condição de Deus para continuar junto ao rei de Israel e quanto mais o coração dos reis se afastavam deste conselho, mais difícil ficava a situação do povo. A obediência a Deus e suas orientações sempre foi condição sine qua non para que Ele permanecesse ao lado dos seus.
Após este, o Senhor promove uma mudança anunciada em Israel. Em I Rs 29-32, o Senhor, através do profeta Aías, fala a Jeroboão, funcionário de Salomão, que se encontrava em grande revolta pelas políticas internas de Israel, que daria a ele 10 partes do reino, porém não tiraria todo o Israel das mãos da Casa de Davi, mas por amor a este, uma tribo ficaria ainda com um descendente de Davi e Salomão (I Rs 11:32, 36). Roboão foi este. Assume o reinado após morte de Salomão, mas já no princípio, ao definir a forma de governo que adotaria, ele recusa os conselhos dos anciãos e se apega aos conselhos dos jovens de Israel (I Rs 12:14), assim declara ao povo que carga mais pesada que seu pai colocara sobre o povo seria a dele, um julgo ainda maior, castigos ainda mais pesados. Com toda esta declaração, o povo se revolta contra Roboão e decide voltar às suas tendas (rejeitando o rei, virando as costas para suas palavras). Roboão reina sobre Judá, o Reino do Sul.
Abias, filho de Roboão, reina em seu lugar (I Rs 14:31) e comete os mesmos erros de seu pai. Seu coração não era perfeito perante o Senhor. Vale lembrar que quando a Palavra cita esta expressão – um coração perfeito perante Deus – normalmente se refere ao homem que colocava Deus acima de todas as coisas em sua vida, como prioridade em suas decisões e, principalmente, que toda a glória, louvor e adoração sempre seriam somente do Senhor. Após estes fatos, a Palavra, como se rompendo com toda aquela história terrível escrita por homens que se perderam espiritualmente, invertendo valores e esquecendo-se dos conselhos de Deus, entra no capítulo quinze e verso de número quatro dizendo “mas por amor de Davi, o Senhor lhe deu uma lâmpada em Jerusalém…”.
Os homens, aparentemente, já não poderiam conduzir o povo a um conserto com Deus, já não seriam capazes de trazer novamente os valores do Deus de Israel para dentro do reino. O Templo estava firmado, Israel tinha uma nação equilibrada economicamente, um povo acostumado ao trabalho e também às batalhas, vantajosas ligações comerciais, porém mesmo com tudo isto, seus líderes eram incapazes de levar o povo aos pés do Senhor. Loucos sem direção segura em suas mãos por não seguirem os conselhos de Deus.
Neste ínterim, a Palavra traz este versículo como uma esperança para um povo que sofria pelos erros de seus comandantes anos após anos. Este pequeno versículo mostra a grande misericórdia e amor de Deus, que já havia determinado a bênção para um povo que só precisaria de alguém que pudesse colocar em ordem os valores d’Ele para os seus.
Quando Deus revela este texto a quem o escreveu, estava mostrando uma profecia que se cumpriria no Evangelho de João 8:12, quando ali Jesus diria “Eu sou a luz do mundo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos reservamos no direito de publicar apenas os comentários relacionados com os temas em questão. O objetivo de cada postagem é o aprendizado bíblico.