SEPARE O QUE É PROVA E O QUE NAO É PROVA



POR: BRUNO ROCHA


"E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo. E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: SENHOR, salva-nos! que perecemos. E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança."
Mateus 8:24-26


INTRODUÇÃO
Às vezes cometemos o erro de nos acomodarmos por achar que todas as aflições que nos sobreveem são situações que Deus nos permitiu passar, e por isso as aceitamos e entendemos que estamos sendo provados. Não é bem assim...


DESENVOLVIMENTO
No texto que lemos vemos que uma grande tempestade se levantou. Vemos alguns aspectos interessantes:

*a) A tempestade fez com que o barco fôsse coberto pelas ondas*
É uma verdade aquilo que sempre ouvimos: O Senhor não nos prova além do que suportamos. As provas que Ele nos dá não são para destruir nossa fé, não são para que o barco (a Obra nas nossas vidas) seja coberto (a Obra sendo inibida, esquecida, apagada) pelas ondas (as aflições da vida).

*b) Ele, porém, estava dormindo*
Aquilo tudo aconteceu, porque Jesus estava dormindo. Nosso relacionamento com o Senhor não pode dormir na hora da tempestade. Nosso hábito de ouvir a voz do Senhor não pode dormir.

*c) Aproximando-se o despertaram dizendo: "SALVA-NOS porque perecemos!"*
É para isso que Deus prova o homem? Para ele perecer? JAMAIS! Isso não é prova. É descuido. Investida. É o resultado da dormência espiritual, da falta de despertamento.

*Abraão pereceu ao saber que deveria subir ao monte com Isaque?*

_"E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós."_
Gênesis 22:5

*Jó pereceu quando perdeu tudo que tinha?*

_"Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou."_
Jó 1:20

*Os amigos de Daniel pereceram ao serem jogados na fornalha de fogo?*

_"Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei."_
Daniel 3:17


*CONCLUSÃO*

*d) Ele se levantou..repreendeu...*
Quando nosso relacionamento com Deus se levanta, as aflições são repreendidas. Quando a obediência se levanta, o mal é repreendido. Quando o altar a Deus é restaurado, as derrotas e o medo são repreendidos. Repreendeu porque não era Dele. Porque a fé que vem da Eternidade nos faz enxergar quando estamos sendo provados, quando vem de Deus as lutas. Faltou neles fé para discernir as coisas.

Precisamos separar o que é prova (dada e permitida por Deus para que nossa fé cresça e amadureça) e o que não é (resultado de um caminho trilhado fora dos caminhos do Senhor).

O desejo do Senhor é que você siga em bonança. Independente das circunstâcias, queremos andar com Ele, fiéis a Ele, que nosso relacionamento com Ele esteja sempre acordado para que essa bonança que é a paz e a alegria da Salvação nos sustente ainda que estejamos numa grande tempestade.

A SUA LUTA? É PROVA OU NÃO É PROVA?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos reservamos no direito de publicar apenas os comentários relacionados com os temas em questão. O objetivo de cada postagem é o aprendizado bíblico.