“ O Trigo da minha eira”

Tema: “ O Trigo da minha eira”
Texto: IS.21:10a - “ Oh! povo meu, debulhado e batido como o trigo da miinha eira.”

Introdução:

Qual o propósito de deus quando é feita essa analogia( comparação) entre o povo de israel e o trigo na eira? ensinar ao seu povo sobre as coisas espirituais, ou seja, o seu projeto de salvação.
Nesse verso lido no livro do profeta Isaías, a luz da revelação do Espírito Santo podemos identificar elementos proféticos que são essenciais para que o homem possa entender e viver o projeto de Deus.
Desenvolvimento:

O Trigo na eira
O que é a eira?
Eira (do latim area = área, pedaço de terra) é um espaço plano com um chão duro, de dimensões variáveis, onde os cereais, eram malhados e peneirados,depois de colhidos, com vista a separar a palha e outros detritos dos grãos de cereais.
Qual  a localização da eira?
Israel é uma região montanhosa. em cada cidade antiga era costume usar montes para construtuir no seu topo a eira.
Quais as finalidades da eira?
Ø  Fazer a separação do trigo da palha;
Ø  Servia como tribunal de justiça. onde os anciãos da cidade, como juízes, se reuniam lá para julgar as causas do povo em geral.

O processo do trigo na eira, vemos  como se desenvolve a dinâmica da salvação. como Deus trabalha na vida do homem para a salvação.



A colheita do trigo

O trigo  era colhido no campo e depois trazido para a eira. da mesma forma o senhor nos tirou do mundo com o seu braço forte e nos trouxe para a sua obra.

O processo do trigo na eira:

“ Povo meu...” – é utilizado o pronome possessivo meu  que demonstra que pertecemos ao Senhor. Porque um alto preço foi pago na cruz do calvário pelas as nossas vidas.
(I Cor. 6:20; I Pe. 1: 18-19; Sl.49:8)
Que privilégio sermos chamados povo de deus.
Dt 28:10- e todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do senhor e terão temor de ti.
I Pe. 2:9-10- Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;vós que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.

Ser povo de Deus é a certeza  de termos os cuidados, a provisão e a segurança do nosso Deus a cada dia de nossas vidas. Mas o maior benefício é a salvação eterna em Cristo Jesus.

·         “ debulhado “ – santificação
Debulhar o trigo é a separação de cada parte do trigo ( grãos e palhas ).
A santificação é um processo  diário onde seremos dirigidos pelo  espírito santo com um aprendizado contínuo.entendendo  que deus não aceita mistura.temos que sermos genuídos porque somos novas criaturas em cristo jesus. ( ii cor. 5: 17)
A palavra santo no hebraico é kadosh que significa separado. (i pe. 1: 15-16 ; hb. 12:14 ; ap. 22:11; i tess. 4:3)
Separados do mundo, porque não podemos  misturar as coisas do mundo com as coisas de deus. é a palavra de Deus revelada pelo  Espírito Santo  que nos mostra aquilo que agrada a deus. ( Jo. 17: 17 )
Separados para Deus , porque o senhor nos ama e  quer estejamos perto dele.

“ batido “  -  provações
O trigo era espalhado e batido com varas para retirar a palha.
As provações na vida do servo de deus são necessárias para o nosso aperfeiçoamento espiritual. ( tg. 1: 3-4; tg. 1:12 )
Deus nos prova porque nos ama. nas provações ao longo da caminhada nunca estamos sozinhos, o senhor está  conosco em todos os momentos.

Exemplos de servos que foram provados:

Dn. 3: 15-26 - Os jovens na fornalha ;
Dn. 6: 19-23- Daniel na cova dos leões;
At. 16: 25 - 34- Paulo e silas na prisão.

Deus nunca vai nos dar uma prova além do que possamos suportar. ( i cor. 10:13 )
As provas nos aproxima mais de deus, faz com que o servo confie somente no senhor e aprenda a depender exclusivamente de deus.
O servo diante das provas ( família, desemprego, enfermidades entre outras ) nunca diga por que estou passando por essa prova. Mas  pra quê  está prova, ou seja, qual a finalidade desta prova Senhor na minha vida. (rm. 8: 28)
Amados irmãos nas provas que passamos há um propósito de deus. (jo. 16:33; sl. 34: 19; sl. 119:71).



 “ Como o trigo da minha eira” – igreja= corpo de cristo.
A eira era o local onde o trigo seria trabalhado para depois ir para o celeiro.
A eira dentro desse contexto nos fala da igreja que é o corpo de Cristo. onde o Espírito Santo opera na vida do homem retirando as coisas que não agrada a Deus.
O interessante era que o trigo depois de colhido, debulhado e batido. em seguida era lançado para o alto , e o vento que soprava na colina jogava para fora  a palha enquanto o trigo caía dentro da eira.
O trigo dessa passagem bíblica simboliza o homem que permite a ação do Espírito Santo em sua vida.
Esse detalhe do vento que jogava a palha para fora , mostra-nos que é fundamental  ação do Espírito Santo para santificar a vida do homem. só era possível  a saída de toda a palha pelo ação do vento. da mesma  forma acontece na vida do homem. Sem a operação do Espírito Santo a palha ( as coisas do velho homem) vai ficar.

Conclusão:

Amados  irmãos , ao térnimo do processo do trigo na eira. o mesmo ficava no celeiro que é o local onde ficará depositado o trigo. Aqueles que vivem o processo de salvação o resultado será a eternidade com Deus.
Saiba que você pode escolher onde vai passar a eternidade. a eternidade com Deus , felicidade eterna ou a eternidade sem Deus  que é o sofrimento eterno.
Qual é a sua escolha?
Deus nos abençõe. amém.


Josenilson Félix