Tema: A sabedoria na vida do Servo

Tema: A sabedoria na vida do Servo
Texto: PV.1:20-21- " A suprema sabedoria altissonantemente clama de fora: Nas encruzilhadas, no meio dos tumultos, clama às entradas das portas e na cidade profere as suas palavras".

Introdução:

A Palavra de Deus reserva boa parte de suas páginas para falar sobre a sabedoria, não a sabedoria humana, adquirida pelos livros ou pela experiência, mas aquela vinda do alto, vinda de Deus.
" E se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus". ( Tg. 1: 5)
A sabedoria é a capacidade de julgar retamente e de agir prudentemente.
Salomão quando assume o reinado poderia pedir muitas coisas, mas ele pede a Deus sabedoria: " Dá-me, pois agora sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante o teu povo, porque quem poderia julgar a este grande povo?" ( II Cr. 1:10).
E Deus lhe concede sabedoria tal que nenhum outro homem antes ou depois dele possui, exceto Jesus, mas Jesus também é Deus.

Desenvolvimento:

A sabedoria de Deus deve estar presente em todos os momentos de nossa vida.
O texto descreve cinco situações que a sabedoria deve sobressair na vida do servo de Deus. Quais são elas:

1- "Pelas ruas levanta a sua voz..."

 A sabedoria deve estar presente e prevalecer por onde quer que passemos, por onde que quer andemos. No trabalho a sabedoria deve estar conosco, na sala de aula também deve está conosco. Pois não sabemos que situação pode surgir.

2- " nas encruzilhadas..."

Quando estamos diante de mais de um caminho, mais de uma opção. Qual o caminho a seguir? Qual decisão a tomar? A sabedoria Divina deve nortear as nossas decisões quando estamos em encruzilhadas e não a nossa visão míope e limitada.
Diz a Palavra de Deus " Há caminhos que aos olhos do homem parece direito, mas o fim deles são caminhos de morte. ( Pv. 14:12 )

3- "... Nos tumultos..."

Em meio há muitas vozes, muita gente, muito barulho. Com certeza surgem muitas opiniões, muitos conselhos. Precisamos ouvir somente a doce voz do nosso Salvador que deve sobressair aos ouvidos do servo, mesmo em meio ao tumulto.

4- "... Nas entradas da portas..."

É interessante observarmos que o texto diz portas no plural. Porque o Senhor Jesus é a Porta. Entendemos que nem toda porta que se abre é do Senhor. Precisamos de sabedoria para discernir qual é a porta que o Senhor abriu.

5- "... Na cidade".

No texto a cidade nos fala da igreja. E como precisamos dessa bênção.
Sabedoria com os moradores dessa cidade ( os membros da igreja ), sabedoria com aqueles que visitam esta cidade ( visitantes), sabedoria em relação àqueles que mudaram para esta cidade ( novos convertidos).

Conclusão:

A sabedoria é imprescindível na vida do servo de Deus. Enfim, no nosso dia a dia e na igreja não pode faltar a sabedoria que vem do alto.


__._,_.___
JOSENILSON FÉLIX