A PALAVRA DE SALVAÇÃO VEM AO ENCONTRO DO HOMEM


”Uma coisa disse Deus, duas vezes a ouvi: que o poder pertence a Deus.”
                                                                                                            Salmo 62:11


INTRODUÇÃO
Quando Deus cria o mundo ele o faz através da sua palavra, “ E disse Deus: haja luz, e houve luz...” Gênesis 01:03, mas quando ele cria o homem, disse Façamos. 
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...”
                                                                                                                          Gênesis 01:26.
Quando Deus cria o homem, o desejo Dele era de que homem habitasse com Ele eternamente, desfrutando dos seus benefícios, convivendo com uma íntima e profunda relação com Ele, para isso era preciso que o homem atendesse a ordem dada de que não comesse da árvore do conhecimento do bem e do mal, o homem então desobedece a ordem de Deus, pecando e passando assim a estar distante do Senhor e da sua eternidade.

DESENVOLVIMENTO
Com o desejo de ter sempre o homem ao seu lado, e sabendo então que o homem pecaria, pois Deus é onisciente, já estava estabelecido na eternidade, mesmo antes de o homem desobedecer a voz de Deus, um plano de salvação, de resgate da alma do homem, e é disso que o texto neste Salmo fala.

“Uma coisa disse Deus...”
Quando o texto fala que Deus disse, é porque sua palavra foi declarada, proclamada, na sua eternidade, Deus proclamou a salvação para o homem, para que através dela o homem pudesse novamente retornar à sua presença, sem essa proclamação, esse decreto, o pecador jamais teria condições de alcançar vida eterna.

“...duas vezes a ouvi...
Disse disse uma única coisa, mas o homem a ouviu por duas vezes, ou seja, foram as oportunidades que Deus falou que traria salvação para o homem.


A Primeira Vez.
Velho Testamento
O salmista Davi aqui fala que o homem ouviu essa palavra por duas vezes, a salvação é profética, pois tem a sua origem na eternidade, sendo assim, através da profecia Deus anuncia a humanidade que enviaria a sua salvação na pessoa do seu filho Jesus, vemos em todo o velho testamento que Deus por meio da profecia fala da sua salvação, pela profecia de que Jesus viria ao mundo, foi a primeira vez que o homem ouviu a salvação proclamada por Deus.
“Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação.
E vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação” Isaías 12:2,3


A Segunda Vez
Novo Testamento
A segunda vez que o homem ouviu a proclamação de salvação da parte de Deus, foi quando Jesus foi enviado ao mundo, vindo em forma de homem, trazendo assim a salvação para o homem que estava distante de Deus, a salvação proclamada na eternidade agora vindo de encontro ao homem.
 “E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” Mateus 01:21

Jesus no hebraico – יְשׁוּעָ (Yeshua) que significa Salvação.

Sendo assim, Jesus é a salvação anunciada por Deus, profetizada no Velho Testamento, e manifestada ao olhos do homem no novo testamento.

“Uma coisa disse Deus...”
Podemos perceber que Deus declarou a sua palavra uma única vez, a salvação é única, de forma que entendemos não haver outro plano, outro projeto, por isso a oportunidade que hoje é dada, a vida eterna, é única.
“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem”
                                                                                                                                         1 Timóteo 2:5

...que o poder pertence a Deus...
O único que tem poder  de criar o plano de salvação para  a vida do homem, esse é o Senhor Deus, e que assim o fez através da pessoa do Senhor Jesus, não há outro. Somente Deus pode fazer isso.

CONCLUSÃO

Deus quer o homem perto de Si, por isso a palavra de salvação veio da sua eternidade ao encontro do homem na pessoa de Jesus, basta que esse a aceite para que tenha a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos reservamos no direito de publicar apenas os comentários relacionados com os temas em questão. O objetivo de cada postagem é o aprendizado bíblico.