SAUL E AS JUMENTAS

POR: OBREIRO ADRIANO ARÃO
1 Samuel 9: 1 a 17.

Introdução

O ambiente desse contexto descrito na Biblia se passa na juventude de Saul, antes de seu reinado e de mostrar suas qualidades e falhas como rei.
Samuel já velho e Israel precisava de um líder na ocasião. Samuel, a princípio, pensou em colocar os seus filhos nessa liderança, mas não eram fiéis ao Senhor.
O primeiro rei escolhido por Deus foi Saul(Pedido de Deus), Benjamita, homem de bela aparência, o mais belo dos filhos de Israel e de família humilde.
A sua história começa com seu pai Quis(é apresentado como um “homem importante, do hebraico força e poder) dando a ele, Saul, uma missão ou uma tarefa de encontrar a jumenta perdida,  Quis pede a Saul que leve um dos moços e ambos vão à procura delas.

Desenvolvimento
Saul escolheu o empregado de seu pai com quem se dava melhor, e os dois saíram para procurar as jumentas, Saul ainda não tinha capacidade para cuidar sozinho do gado.
Durante três dias fizeram infrutíferas buscas.

Até que chegaram até as montanhas de Efraim(Nome do segundo filho de José e Asenet (Gn 41,52), que passou também a ser o da tribo que dele descende.), passaram por Salisa( do hebraico raposa) e pela terra de Saalim(do hebraico terça parte), território benjamita.

Saul agora se encontra ansioso pensando em largar tudo e voltar para casa .
Seu servo, no entanto, não está tão ansioso para retornar de mãos vazias. É dele a idéia de “perguntar para Deus”, consultando um “vidente” ou “profeta” (Samuel). Por que esse pensamento não ocorreu a Saul? Por que ele parece ignorar a presença do profeta ou seu poder de ajudar nessa situação? O servo está mais preparado a respeito das coisas espirituais que Saul.

O servo conhecia a história de Samuel e sabia que ele morava por ali e era famoso, ele saberia dar o paradeiro das jumentas.
As provisões de Saul e do servo acaba, não queriam ir de mãos vazias para ir de encontro ao profeta, e pela consulta, decidem dar um quarto de ciclo de prata (trocaram dinheiro para encontrar a palavra de Deus, por prata mataram o Senhor Jesus)
Ao saírem ao encontro de Samuel, eis que ele vinha passando para subir ao alto e se encontraram. Esse encontro fora revelado por Deus no dia anterior a Samuel que ele encontraria tal homem, naquele lugar, e que estaria a procura dos jumentos de seu pai.
Deus vem trabalhando com Samuel e agora conduz a Saul para encontrá-lo.

Conclusão
Deus providencia tudo o que é necessário a Saul agora, não apenas o encontro das jumentas, mas também alimento suficiente para sua jornada de volta para casa, esse é o nosso Deus, apesar da razão, da nossa falta de fé, da falta de conhecimento do Senhor Jesus, ele chama o homem para viver em sua presença, Saul foi levantado por Deus, você hoje foi chamado por Deus para receber uma herança basta estar em obediência.
A ansiedade nos pertence, mas com ela ou sem ela, os desígnios de Deus sempre são estabelecidos nas condições que ele deseja e quer realizar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos reservamos no direito de publicar apenas os comentários relacionados com os temas em questão. O objetivo de cada postagem é o aprendizado bíblico.