CAMINHO DO HOMEM (Provérbios 4:18)



Provérbios 4:18
“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”.

1.  O CAMINHO DO HOMEM

O homem tem se debatido na busca de uma orientação segura para sua vida, na busca da razão do viver e de tantas perguntas e indagações sem resposta.

Os recursos utilizados pelo homem estão sempre na sua própria razão ou em princípios filosóficos, e até mesmo na religião e na cultura. São infrutíferos e decepcionantes para muitos tais artifícios.

O tempo passa, tudo passa. O relógio acelera os movimentos dos ponteiros. Mais um dia, mais um ano. Uma existência e tudo passa. Tudo em vão. Nenhuma descoberta.

2. DEUS TEM UM CAMINHO TRAÇADO PARA O HOMEM

Como é este caminho?Que caminho é este?Para onde leva este caminho?

É:

VEREDA DOS JUSTOS (caminho dos justos) - Quem é o justo para Deus?

Conceito Humano - É o que anda corretamente para com os seus semelhantes. É o que respeita as leis da pátria. É o virtuoso que encontra em si mesmo os motivos para se justificar. Não mata, não rouba, não deseja mal ao seu próximo, etc.Conceito Divino - O homem não é justo em si mesmo, mas é justificado - Romanos 5:1 “Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo”. “Mas no Senhor será justificada e se gloriará toda descendência de Jacó (de Israel)” - Isaías 45:25.



JUSTIFICADO

No sentido bíblico, o justo é essencialmente o homem aprovado por Deus;Há uma série de variantes nesta aprovação libertadora;Será livre da opressão dos inimigos (Salmos 143:11-12 “Vivifica-me, ó Senhor, por amor do teu nome; por amor da tua justiça, tira a minha alma da angústia. E, por tua misericórdia, desarraiga os meus inimigos e destrói a todos os que angustiam a minha alma, pois sou teu servo”);Será livre da tirania do pecado;Será livre do mundo e da carne;Neste caso, o homem percebe no seu coração que esta justiça é essencialmente de misericórdia e de perdão;Essa justiça é sempre libertadora e muito ativa, agindo no sentido de levantar o homem para uma situação melhor.

Salmos 143:8-10 – TRINDADE

“Faze-me ouvir a tua benignidade pela manhã, pois em ti confio; faze-me saber o caminho que devo seguir, porque a ti levanto a minha alma. Livra-me, ó Senhor, dos meus inimigos; porque em ti é que eu me refugio. Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terra plana”.

Mostrou-me o caminho - (Jesus)Guia-me o teu bom espírito - (Espírito Santo)Pois tu és o meu Deus - (Pai).

3. A VEREDA DO JUSTO

A justiça no Novo Testamento não está em dar esmolas, rezas, jejuns como prática da lei ou tradição (práticas legais). É a justiça de Deus que envia um justo (seu filho Jesus) “...para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna...” João 3:16.

É uma justiça capaz de atingir de uma vez por todas o pecado, (I Coríntios 15:3 – “Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras”) é uma vitória sobre todas as potestades e tiranias do homem e do universo. É uma sujeição incondicional àquele que assumiu todo o nosso pecado e que pelo seu sangue (seu Espírito - Espírito Santo), nos lava e nos faz herdeiros das promessas de Deus.

O justo viverá por fé!

A vereda do justo

O caminho do que foi justificado por Jesus. É a salvação.

4. MAS A VEREDA DOS JUSTOS É COMO A LUZ DA AURORA QUE VAI BRILHANDO MAIS E MAIS ATÉ SER DIA PERFEITO.

A madrugada ou aurora é o romper de um novo dia. “Novas são a cada manhã as misericórdias do Senhor” Salmos 92:2.

NOITE

Muitos vivem na noite, não sabem o caminho, não tem direção, não sabem de onde vem nem para onde vão. O homem como ser solidário se apavora quando chega a noite e muitos vivem esse pavor todos os dias. Este não é o caminho dos justos.

No caminho dos justos a noite é passada, não voltará jamais. O medo, as incertezas, a falta de paz, a desconfiança e o pavor desaparecem porque é o raiar de um dia novo em sua vida. Uma luz que desponta no horizonte anunciando que um novo dia virá.

“Mas para vós, que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, e salvação trará debaixo das suas asas...” Malaquias 4:2.

“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” Provérbios 4:18.

É o novo nascimento. “...Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará em trevas...” João 8:12.Quem está na luz não erra o caminho.

O justo, o crente, o justificado por Jesus, tem a revelação ou a luz de Jesus, que começa como a luz da madrugada (da aurora), vai crescendo cada vez mais, vai brilhando mais e mais. Jesus vai se revelando mais e mais cada dia ao que está no caminho até ser dia perfeito.



5. SER DIA PERFEITO

“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” Provérbios 4:18.

A salvação em Jesus é o caminho traçado para o justo. É como a luz da aurora (esperança do futuro). Esperança de um novo dia, de uma vida nova, de um dia perfeito.

Tudo passa. Mais um ano está se findando. Nada de tristezas, nada de desânimo, nada de desespero, nada de infelicidade porque você está na vereda dos justos.

Está no caminho - Em Jesus

Está na luz da aurora - revelação do Espírito Santo mostrando cada dia o caminho a percorrer. Brilhando mais e mais, conhecendo e amando o Senhor Jesus mais e mais através da revelação até chegar o dia perfeito que é:

ETERNIDADE        - É a eterna e longa vida.DIA PERFEITO       - Dia feito pelo Pai. Dia do PaiDIA ETERNAL        - Tudo estará claro. Nem tristezas, nem dor, nem lágrimas, nem aflição, nem temor, nem medo, nem morte, nem lutas, só VITÓRIA, TODAS AS REVELAÇÕES SÃO CLARAS, NADA OCULTO. Tudo revelado.

É JESUS

É o dia perfeito sem sombras - DIA PERFEITO.

Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.

CONCLUSÃO

Deus preparou um caminho para o homem. Deus tem plano para cada vida. Por que vacilar? Porque buscar em si mesmo os recursos que não são de Deus e não estão nos seus planos? Há uma direção segura. O amanhã virá para muitos, e para muitos, as trevas também virão. Se você estiver no caminho, você estará no plano que Deus traçou para sua vida. O Espírito Santo te mostrará a cada instante o caminho. Você não errará o caminho porque a luz vai brilhando mais e mais e o sol nunca mais se porá em sua vida. Até ser dia perfeito.

“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” Provérbios 4:18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos reservamos no direito de publicar apenas os comentários relacionados com os temas em questão. O objetivo de cada postagem é o aprendizado bíblico.