TEMA: OS LUGARES FORTIFICADOS DE EN-GEDI

TEMA: OS LUGARES FORTIFICADOS DE EN-GEDI

TEXTO: I SM 23:29- “ SUBIU DAVI DAQUELE LUGAR E FICOU NOS LUGARES SEGUROS DE EN-GEDI”

INTRODUÇÃO:

O momento vivido por Davi estava sendo perseguido por Saul que foi o primeiro Rei de Israel. O Homem vive em busca de um lugar de refúgio. Onde possa encontrar segurança, paz, felicidade, alegria, consolo, refrigério entre outras necessidades pertinentes ao ser humano.
Davi no texto que lemos estava fugindo de Saul. Pois Saul por não mais ouvir a voz de Deus, começou agir segundo a razão do seu coração. A bíblia relata que Saul por inveja queria matar a Davi. Saul durante a vida foi de perseguição a Davi.
A perseguição sofrida por Davi  mostra a situação do homem que está sobre uma sentença de morte devido o pecado.
Diante dessa perseguição onde se refugiar e ser livre da morte? O deserto de Maom ou lugares fortificados de En-Gedi?
DESENVOLVIMENTO
Vemos que diante de Davi estava duas escolhas. O deserto de Maom ou lugares fortificados de En-gedi?
O deserto de Maom  nos fala do mundo. Local onde o homem está exposto e não oferece segurança e não supre a necessidade da alma do Homem.
Davi escolheu os lugares fortificados de En-Gedi.  Essa também foi a nossa escolha os lugares fortificados de En-Gedi que é uma montanha, que  nos fala da Obra do Espírito Santo.  Quais foram as atitudes de Davi:
Subiu – a caminhada do servo de Deus é com o seu olhar voltado para o Alto( eternidade ). Ter o seu olhar firmado para o autor e consumador da nossa fé.
Ficou – fala da definição pelo Senhor Jesus. O desejo que há na vida daqueles conhece e tem experiências com Deus é de permanecer na obra do Espírito.
Os lugares fortificados de En-Gedi-  Obra do Espírito . Foi na Obra que encontramos tudo aquilo que a nossa alma precisa.

As características de En-Gedi:
·         Lugar de segurança – somente na presença de Deus encontramos a verdadeira segurança para as nossas almas.
·         Fontes de água doce- nos fala da Palavra de Deus que é a única que é capaz de tirar toda amargura da alma do homem.
·         Vinhas – temos o alimento da alma. O Senhor Jesus é o verdadeiro alimento, que sacia todas as necessidades do homem e o fortalece para enfrentar as lutas e dar condições para continuar na caminhada.
·         Bálsamos- falando do refrigério do Espírito Santo. Em meios as lutas e provas que passamos não tem faltado o alento, consolo , o refrigério.
Uma característica do bálsamo é que medicinal. O Espírito Santo tem sarado as feridas da nossa almas.
CONCLUSÃO:
Qual é a sua escolha o deserto de Maom( mundo)  ou lugares fortificados de En-Gedi( Obra do Espírito Santo)?
O servo fiel faz a cada dia a sua escolha pelos os lugares fortificados de En-Gedi  ( Obra do Espírito Santo), onde podemos desfrutar a cada dia de todos os benefícios da Salvação.


  JOSENILSON FÉLIX